Hackintosh - O Início

A palavra Hackintosh se deriva da junção das palavras Hack + Mackintosh, originando-se Hackintosh. O processo consiste basicamente em instalar o sistema operacional Mac OS X desenvolvido pela Apple Inc, em computadores convencionais não Apple.

O Macintosh/ Hackintosh no Brasil

Sim vocês não leram errado, ele teve seu surgimento em meados de 1985, e ficou conhecido como um dos primeiros hackintosh brasileiro,  pois bem tudo se inicia nos tempos da ditadura militar, neste período houve  uma série de leis que dificultavam a importação de eletrônicos no país.

Então uma empresa chamada Ultron teve uma idéia, e a partir daí lançou seu primeiro aparelho baseado no Macintosh original, um dos dez engenheiros que trabalhou nas máquinas Rainer Brockerhoff afirmou que na época o projeto se baseava em um software chamado MacNosy.

Ele por sua vez usava o conceito de engenharia reversa na ROM produzida no período pela Apple, reescrevendo partes do código em C baseado no até então System 2.0/3.0 sistema padrão dos macintoshes da época, mas ao ser informado sobre o projeto brasileiro Steve Jobs pediu encarecidamente que o projeto fosse encerrado e arquivado e as máquinas retiradas do comércio.

O Hackintosh a nível global

O projeto como o conhecemos hoje, teve início em meados de 2005 com a transição do sistema, anteriormente baseado na arquitetura PowerPC (PPC) para a arquitetura intel, ainda em meados de 2005 temos o lançamento do Mac OS X Tiger 10.4.0, primeira versão do sistema baseado na nova arquitetura.

Mas a empresa não era nada boba, e para evitar problemas solicitou que a Intel implementa-se em seus processadores uma nova tecnologia, que viria a ser o substituto da tecnologia usada na época a (BIOS), sendo assim surge o sistema EFI, com isso o lado Apple passou adotar o EFI, e computadores baseados no Windows da Microsoft a (BIOS), que no atual momento está sendo substituída pelo sistema (UEFI) uma resposta a EFI dos Macs.

Depois de superar as barreiras entre a bios e o sistema EFI. bem no início do processo  tivemos um pequeno empecilho, pois na época de seu lançamento o Mac OS X Tiger 10.4 (não possuía um DVD retail, algo que foi lançado pouco depois), Este fato acabou dificultando acesso de muitos ao sistema puro., neste período  eis que surge uma das primeiras versões modificada do sistema, destinada a computadores comuns denominada (JaS), uma distribuição que por sua vez permitia a instalação do Tiger em computadores comuns.

Devemos destacar também que a (JaS) foi uma das pioneiras a conter um kernel exclusivo para processadores AMDs, agindo em conjunto com o kernel intel nativo do sistema operacional. Mais tarde foi adicionada a JaS um Combo Update elaborado para tais processadores (AMDs).

Neste meio tempo a empresa estava prestes a entrar no mercado de smartphones, em virtude disto o suporte ao Mac OS X Tiger acabou por ser estender  até a versão 10.4.11, o que acarretou em um ganho de tempo para o hackintosh, neste ínterim temos o surgimento de diversas comunidades, devemos destacar o início do projeto (OSX86) mais tarde rebatizado como (InsanelyMac) e a comunidade (Olarila), ambas criadas com propósito de estudar o hackintosh, e acompanhar seu desenvolvimento

Pouco tempo depois temos o anúncio de Mac OS X Leopard 10.5.0 que passou a facilitar ainda mais as coisas, uma vez que por parte da maçã se tornou mais fácil a aquisição das mídias retails de instalação, dando início a era dos CDS de Boot  e por sua vez aos bootloaders, usados em conjunto com as mídias comercializadas por parte da Apple em DVD. São eles os seguintes:

  • Chameleon
  • Chimera by Tonymac / MacMan (baseado em Chameleon)
  • Clover
  • MyHack (baseado em Chameleon)

Atualmente o sistema se encontra em disponibilidade gratuita via Mac App Store, os CDs de boot com o tempo se tornaram dispensáveis, dando lugar ao uso dos pendrives Bootáveis conhecidos como (Penboots), pendrives contendo o instalador do sistema, sendo o boot baseado no bootloader Clover EFI, amplamente em uso atualmente.

Início da era Clover

O Clover teve seu projeto iniciado em meados de 2012/13, pois bem nome Clover foi dado ao bootloader por um dos criadores do projeto  kabyl. Ele viu semelhança entre a tecla Command, que está presente apenas em teclados Apple, com um trevo de quatro folhas, com o passar do tempo acabou se tornando o sistema de boot mais usado no processo desde então.

Devido sua comprovada eficiência, substitui atualmente os bootloaders:  Chimera by Tonymac e Chameleon, passando com isso a ser o mais requisitado e recomendado por comunidades ao redor do globo.

Hackintosh Brasil o início e crescimento

Por sua vez esta distinta comunidade teve seu início em meados de 2014, como uma pequena comunidade acessada via Facebook, ná época em questão a referida comunidade se encontrava-se estagnada, não se desenvolvia, o antigo proprietário e administrador demonstrando, não haver mais interesse em prosseguir com a mesma nos comunicou o passamento desta.

Em decorrência deste fato, um novo grupo de administradores e moderadores passaram a assumir esta responsabilidade, dando continuidade ao projeto Hackintosh Brasil, isto resultou em uma nova fase que vigora até o presente momento, após a admissão da nova diretoria tratamos de imediato iniciar uma renovação e reestruturação da mesma, inserindo novos temas e conteúdos referentes ao universo Apple, especificamente o Mac OS X.

Ainda em fase inicial, esta comunidade se concentrava estritamente no Facebook, e contava apenas com algo em torno de 80 membros, o projeto contava inicialmente com apenas dois administradores, que mais tarde foram admitindo novos auxiliares e moderadores, que vieram por sua vez a se tornarem parceiros nessa empreitada, com o decorrer do tempo teve início um grande reestruturamento com o surgimentos de novos complementos artigos, guias e tutoriais.
O que por sua vez acarretou em um alto nível de visibilidade, elevando assim seu status, a tornando em um referencial no que tange ao assunto, desde então passamos a contar também com o auxílio de outras plataforma sociais mais abrangentes, tais como o whatsapp mas ainda mantendo suas raízes no facebook, onde atualmente se concentra boa parte das atividades da mesma, assim como também sua totalidade de membros ativos.

Nós da equipe Hackintosh Brasil, sempre prezamos pela seriedade, todo o material aqui disponibilizado, foi elaborado com extrema dedicação a fim de fornecer a vocês um conteúdo de boa qualidade.